Aula de:
Calistenia
O que é Calistenia e qual o seu objetivo?
A Calistenia é definida como um tipo de exercício funcional, em que o praticante usa o peso do próprio corpo para formar e construir a massa muscular sem ajuda de aparelhos de academias, ou seja, sem a necessidade de aparelhos caros. O seu objetivo é preparar o corpo para levantar o seu próprio peso.

Metodologias e Metas?
A calistenia é também chamada de aquecimento; e é usado em diferentes partes do corpo de acordo com o exercício, por exemplo: em atletismo, se aquecerá principalmente as pernas com exercícios adequados.

A calistenia se define como um conjunto de exercícios que concentram seu interesse nos movimentos de grupos musculares, mais que na potência e no esforço, com o objetivo último de desenvolver a agilidade, a força física e a flexibilidade. Se tenta alcançar a maior contração muscular e que o corpo adquira um alinhamento correto, já que assim, permite modelar o corpo, melhorar a postura e definir um bom contorno corporal.

Nas aulas, é feito um breve aquecimento, e em seguida, uma série de exercícios são iniciados com um alto número de repetições, cada um enfatizando os braços, o abdomen, os glúteos e pernas. Ressalta-se, não no trabalho, mas na maneira de fazer, pensando em cada movimento, nos músculos que se está trabalhando e se a postura é a correta.

Este método para exercitar-se repercute favoravelmente na postura e forma corporal, reduzindo grandemente o risco de lesões em razão da ausência de saltos, rebotes e impactos. A saber, a realização dos alongamentos, trabalhos localizados e o desaquecimento tem um papel muito importante durante as aulas de calistenia. Assim, a calistenia conjuga técnicas de diversos pontos, entre eles: a dança, a yoga, as artes marciais, a ginástica consciente e o alongamento.

O método e as técnicas utilizadas durante uma aula de calistenia torna esta atividade acessível para qualquer pessoa, já que não existe limites de idade, e inclusive os fisioterapeutas recomendam a calistenia em patologias como a escoliose, a hérnia de disco ou problemas de joelho. O fato de não provocar impactos nas articulações e de permitir modelar o corpo, tonifica-lo e alinha-lo ao mesmo tempo, tem sido uma das razões pelas quais muitas pessoas escolhem estas aulas. Colocar o corpo em movimento, melhorar a postura, tonificar grupos musculares e cuidar as articulações podem ser os motivos que levam a prática da calistenia. Ao preparar a execução do balanço de golfe de forma correta, se vê claramente que se conjuga plenamente a calistenia.